Aula inaugural da 24ª Turma da Guarda Mirim reúne familiares de 130 novos alunos


Os pais dos novos 130 Guardas Mirins de Sobral estiveram, na última terça-feira (29), no Auditório da Prefeitura  de Sobral para acompanhar a aula inaugural da 24ª Turma do programa. O momento aproximou os pais dos novos guardas com aqueles cujos filhos já participaram do projeto.

Com a presença do vice-prefeito, Carlos Hilton; do secretário de Cidadania e Segurança, major Erlânio  Matoso; do comandante da Guarda Municipal, Adriano Fernandes, e da coordenadora da Guarda Mirim, Thamires Oliveira, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de familiares de alunos que estão se formando na 23º turma, como a dona de casa Rosa Clóvis.

Rosa contou que seu filho estava passando por momentos de dificuldades antes de conhecer o programa, e que foi a partir do primeiro contato dele com a Guarda Mirim que serviu como pontapé para o início das mudanças. “Antes ele tinha pensamentos ruins, não queria sair de casa. Então, ele conheceu a Guarda Mirim e aos poucos foi mudando completamente, se tornando uma pessoa mais alegre, mais participativa, responsável e cidadã”, contou. 

Essa mudança positiva é o objetivo da Guarda Mirim, segundo o vice-prefeito Carlos Hilton. “Os jovens que participam do projeto estão na idade de formação da sua personalidade, da sua consciência cidadã, e nosso intuito é oferecer a esses jovens o parâmetro pelo qual ele irá moldar sua vida”, afirmou Carlos Hilton.

Entrar para a Guarda Mirim não é só vestir a farda naquele turno e pronto. Ser um Guarda Mirim é se tornar referência na sua escola e comunidade”, disse o major Erlânio, secretário de Cidadania e Segurança. “Esses jovens são destaque por sua polidez, educação e liderança que irão se tornar homens e mulheres preocupados com o bem estar coletivo, justiça e desenvolvimento social”, finalizou.​