Colégio Sobralense Dorilene Arruda é destaque em reportagem da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
O Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão foi destaque no site da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) por ter se destacado na competição. “Situada no bairro Santo Antônio, em uma zona de periferia com índices elevados de violência, a escola, primeira da cidade a seguir o modelo de tempo integral, somou, em apenas duas participações na OBMEP (2014 e 2015), três medalhas de ouro, sete medalhas de prata, 11 medalhas de bronze e 21 menções honrosas, tendo 100% de presença dos alunos (26) na prova da 2ª fase da Olimpíada”, destaca a reportagem.
A matéria ressalta ainda as estratégias adotadas pelo Colégio para participar das Olimpíadas. “Na 1ª fase da OBMEP, um grupo de cerca de 50 estudantes participa de aulas extraclasse dadas de segunda à sexta, em três horários diferentes, na própria escola e em outras duas em bairros de periferia. Já na 2ª fase, o trabalho é reforçado com o grupo de 25 a 30 alunos classificados, com aulas também aos sábados e nas férias de julho”.
Outra estratégia adotada pela escola é o envolvimento da comunidade e da família na rotina da escola, conhecendo a história de vida de cada aluno. “Há um espírito de colaboração para o qual a participação de ex-alunos e familiares é vital. Os professores colocam em prática o que chamamos de ‘Pedagogia da Presença na Vida dos Alunos’, reforçando os laços entre escola, alunos e família. Professor tem de ser bem mais do que um expositor de conteúdos. (...) Eles visitam os alunos, sabem dos problemas de cada um, conhecem as histórias de vida. Os meninos sabem que os mesmos professores que estão ali no dia a dia ajudando-os a resolver os problemas olímpicos são pessoas que se preocupam com eles”, concluiu.
O município de Sobral teve 133 premiações na OBMEP 2015, com 19 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e 13 de bronze, além de 114 menções honrosas. Também foram premiadas quatro escolas municipais por terem se destacado na OBMEP 2015: Escola Deliza Lopes, Escola José Parente Prado, Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão e Escola José Inácio Gomes Parente.
Leia a matéria completa AQUI