Prefeitura lança Fundos Rotativos Solidários de Sobral


Na manhã da quarta-feira (30), a Prefeitura de Sobral realizou o lançamento oficial dos Fundos Rotativos Solidários (FRS) dos grupos produtivos do Projeto Gente Solidária. Realizado na sala de reuniões da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa Sobral), o momento reuniu representantes dos quatro FRS já em funcionamento: Aracatiaçu, Taperuaba, Trapiá e Setor VI, no distrito de Jaibaras.


Presidindo o evento, o vice-prefeito, Carlos Hilton, ressaltou a importância do desenvolvimento e crescimento dos Fundos. “Como é fantástica essa ideia e o resultado dela. A confiança que a comunidade está tendo em si mesma, isso só tende a crescer. Assim como o pão cresce por causa do fermento, assim é o que vejo nessa filosofia dos Fundos Rotativos Solidários. Isso vai crescer, progredir e vamos estar com saúde para viver esse crescimento. Falo em nome do prefeito Veveu Arruda, que com certeza está muito feliz com este momento”, concluiu.

Na ocasião o vice-prefeito assinou o decreto de regulamentação do Conselho Municipal de Economia Solidária criado pela Lei N.º 1515, de 6 de outubro de 2015, além da doação de R$ 500,00 para cada um dos FRS e o início do processo de licitação para compra de equipamentos para todos os grupos produtivos, que deverá ser concluído até o mês de junho.  “Serão mais de trinta lotes a serem adquiridos para os diferentes tipos de empreendimentos, como uma chocadeira para produtoras de galinha caipira, panelas para grupos gastronômicos, material para artesanato, catadores entre outros”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza de Sobral, Valdízia Ribeiro.



Estiveram presentes no evento a secretária da Agricultura e Pecuária de Sobral, Luiza Barreto, o vereador Emídio Silva, o representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Reinaldo Silva e da representante do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Edilene Santos.

Desenvolvido desde 2013 pela Prefeitura de Sobral, através da Seds, em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), o Projeto Gente Solidária atua na formação contínua, fomentando o desenvolvimento de empreendimentos solidários diversos segmentos, oferecendo suporte técnico e financeiro aos mesmos, além de facilitar a comercialização das mercadorias produzidas, como forma de garantir a ampliação da renda.