Brinquedoteca Municipal de Sobral realiza Mapeamento do Brincar

Visando resgatar brincadeira antiga e torná-las parte do universo infantil atual, os educadores do Espaço de Referência do Brincar – ‘Brinquedoteca do Didi’ estão realizando o Mapeamento do Brincar. Dentro da proposta, estão sendo entrevistados os integrantes do grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mimi Marinho, no bairro Dom Expedito, que falam das brincadeiras, cantigas e histórias populares de seu tempo.

A partir das entrevistas, serão desenvolvidas atividades com a vivência dessas brincadeiras com os moradores do bairro Dom Expedito, do Setor I, no Jaibaras, e do Baracho, estimulando a transmissão de valores e da cultura da comunidade pela interação das gerações mais velhas com as mais novas. “O brincar é inerente ao ser humano e possibilita o resgate de valores sociais essenciais. É uma forma de comunicação entre as gerações, um instrumento de aprendizagem e de valorização do patrimônio lúdico-cultural. Através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo e se apropria de conhecimentos”, explica a diretora da Brinquedoteca, Toinha Araújo.


Com a conclusão do Mapeamento as brincadeiras, histórias e canções recolhidas serão escritas, formando um portfólio do brincar e todas as brincadeiras serão desenvolvidas com as crianças da rede pública na Brinquedoteca Municipal, durante o mês de outubro. Também serão realizadas oficinas de confecção de brinquedos com pais e crianças, além de uma exposição.