Mais segurança em Sobral


Para tratar das estratégias visando garantir mais segurança em Sobral, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (30), no Palácio da Abolição, a vice-governadora, Izolda Cela, o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, o prefeito Veveu Arruda,  a cúpula das secretarias de Segurança e Justiça do Estado, o supervisor do Núcleo da Defensoria Pública em Sobral, Igor Barreto, o juiz titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sobral, Cavalvante Neto, e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Ceará.

"Eu agradeço o apoio do governador. Serão intensificadas as ações já adotadas inicialmente e novas medidas também estão sendo implantadas. Na próxima semana haverá outra reunião com a cúpula da segurança pública visando planejar ações definitivas. O Ministério Público irá investigar as reais motivações destas movimentações", disse o prefeito Veveu.

Segundo o secretário Élcio Batista, após essas medidas emergenciais será construído um Plano de Segurança para ser implementado em Sobral. "Essa é uma questão muito importante e tem sido prioridade para o Governo", afirmou. Já neste mês de julho Sobral contará com mais um delegado para atuar na Delegacia Municipal e com mais três tenentes da Polícia Militar, nomeados pelo Governador Camilo Santana, nesta quinta-feira (30), em solenidade de formatura de 216 novos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Ceará Pacífico

O Município está contemplado no Pacto por um Ceará Pacífico com ações já implementadas, como a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em outubro de 2015, que resultou na queda do número de homicídios em Sobral. Foram definidas como áreas prioritárias do Ceará Pacífico os bairros Vila União, Cidade Dr. José Euclides e a área do Residencial Nova Caiçara, que receberão ações como o reforço do policiamento ostensivo, uma polícia comunitária, uma base fixa da Polícia Militar, além de melhorias urbanísticas, na iluminação, pavimentação e projetos sociais.

Coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, o Pacto pelo Ceará Pacífico atua nos eixos: Segurança Cidadã e Justiça, com reforço do efetivo policial; Qualidade de Vida e Desenvolvimento; Prevenção Social e Oportunidades para a Juventude. Visando construir uma cultura de paz em todo o território cearense, opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública, o Pacto abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade.