Seminário sobre direitos humanos marca comemoração dos 8 anos do Creas


Em comemoração aos oito anos de implantação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Sobral, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza (Seds) e a Comissão de Direitos e Garantias da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subsecção Sobral, realizaram, na manhã da última quinta-feira (30), o seminário ‘O CREAS e a perspectiva dos direitos humanos’.

Trazendo uma reflexão sobre o que são direitos humanos, a professora do Curso de Psicologia da UFC, Nara Diogo, abordou assuntos como urbanização, racismo, entre outros, em cidades como Nova Iorque, Rio de Janeiro e Sobral. Outra palestra apresentada teve o tema ‘Resgate Histórico da Assistência no Brasil e em Sobral’. 

Apresentado pelo coordenador do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dom José, Paulo Guimarães, o assunto focou nas realizações da Seds nos últimos três anos e seis meses, comentando a redução da extrema pobreza no Município e a criação de novos equipamentos.

A titular da Seds, Valdízia Ribeiro, destacou a parceria com a OAB. “É muito bom saber que termos parceiros como a OAB no desenvolvimento dos nossos serviços. Queremos contar com essa parceria para cada vez melhorar nosso atendimento à população que mais precisa”, concluiu. O presidente da OAB – Subsecção Sobral, Rafael Monteiro, colocou a sua gestão à disposição para novas parcerias, ressaltando as aproximações do trabalho da OAB com os serviços do CREAS. “A OAB tem um papel constitucional muito importante, não só de defender a democracia, mas de defender a sociedade”, disse.

O evento contou ainda com a participação do coordenador do Curso de Direito da UVA, Rômulo Linhares, da presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Valéria Araújo, da presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Jane Mesquita, da Articuladora do Selo UNICEF em Sobral, Carmem Soares.