Sobral de Futuro | Prefeito Veveu Arruda acompanha resultado dos estudos preliminares


Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (30), na Grendene, o prefeito Veveu Arruda acompanhou a apresentação dos resultados obtidos com os estudos preliminares do conselho do Projeto Sobral de Futuro. As informações mostraram os principais desejos apontados pela população sobralense para o futuro do Município, pontos positivos e planejamento de ações futuras. Com esse material será criada uma agência de desenvolvimento para a execução dos planejamentos.

Para o prefeito Veveu, a entrega dos resultados é o início de um novo capítulo dentro do Sobral de Futuro. “Quando assumi a Prefeitura de Sobral, meu desejo era pensar no futuro da cidade não só como administrador, mas em todos os aspectos, juntando o setor público, privado e população de modo geral. Com a presença e parceria dos senhores, hoje encerramos o primeiro capítulo e damos inicio a um novo, onde serão planejadas ações para que nossos filhos e netos usufruam da Sobral que planejamos e desejamos”, afirmou.

Atualmente, 40 municípios precisam diretamente dos serviços de Sobral, totalizando uma média de 900 mil habitantes que possuem o município como referencia. Diariamente, uma média de 11 mil pessoas se deslocam até o município para estudar ou trabalhar, voltando ao fim do dia para seus municípios de origem. Esses dados são de vital importância na hora de realizar o planejamento para o futuro da cidade, pois influenciam diretamente no oferecimento de serviços, abastecimento e mobilidade urbana.  Esses resultados foram obtidos após diálogo com a sociedade por meio de oficinas e rodas de conversa, além das redes sociais, onde as mídias atingiram mais de 200 mil compartilhamentos, e estudos de consultores especializados.

O Projeto Sobral de Futuro é uma iniciativa plural, suprapartidária, conduzida por um conselho consultivo, formado por representantes da sociedade, com a missão de definir, através da construção participativa, propostas capazes de intensificar os avanços conquistados em áreas cruciais como educação, saúde e renda, e promover o desenvolvimento sustentável da cidade. A Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim, BNDES e o Instituto Arapyaú são os principais fomentadores do projeto.