Casamento comunitário | Cerimônia oficializa a união de 30 casais do distrito de Jaibaras

A Praça José Maria Félix, no distrito de Jaibaras foi o palco, nesta quinta-feira (27), de mais um casamento comunitário realizado pela Prefeitura de Sobral. Este foi o quinto casamento comunitário realizado no Município. Desta vez, 30 casais que participam do projeto 'Famílias de Fato e de Direito' desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza (Seds) no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Jaibaras.


Para o prefeito Veveu Arruda, o trabalho e empenho dos servidores da Seds e a parceria das empresas envolvidas só poderia resultar em uma bela festa. “Todo casamento tem um custo e o deste não é diferente. Mas a parceria das empresas aqui envolvidas, que se voluntariaram, junto com o trabalho dos servidores da Seds, nos permitiu diminuir este custo e proporcionar esta bonita festa”, ressaltou. “Nosso objetivo é dar uma mensagem para nossa comunidade, do Jaibaras e de toda Sobral: é importante, cada vez mais, o fortalecimento das famílias. Que as famílias sejam o lugar onde haja paz, amor, carinho, solidariedade, humildade, força, união, tudo para dar mais consistência na vida de cada um dos filhos de vocês”, concluiu.



Para a titular da Seds, Valdízia Ribeiro, o momento é único na vida de cada casal, mas, também, para a gestão. “É um momento único na vida de cada casal. Para nós é motivo de muita alegria poder proporcionar este momento. Agradeço, principalmente, o prefeito Veveu, o grande idealizador deste momento, por proporcionar este momento”.

Francisco Ronaldo e Nágila Nascimento oficializaram a união que já dura quase um ano. “Este foi um grande presente que recebemos. Foi até inesperado. Tudo o que passamos já nos deu muita felicidade e esse momento coroa a nossa união. Agradecemos primeiro a Deus e em segundo lugar o prefeito Veveu por este projeto, ele está de parabéns.

Um casal em especial emocionou a todos os presentes. Francisco Nilson e Neila Maria estão juntos há pouco mais de dez anos. Ele é cadeirante e aproveitou o momento para se declarar a sua esposa. “Primeiro quero agradecer o prefeito Veveu e o vereador Carlos do Calisto por realizar o sonho de cada um de nós com este casamento. Muitos devem estar se perguntando 'porque esta mulher vai se casar com um cara em uma cadeira de rodas?' Há dois anos eu sofri um acidente e fiquei tetraplégico. Hoje ela poderia estar se divertindo ou com outro parceiro, mas ela preferiu ficar comigo. Meu amor, muito obrigado por permanecer ao meu lado nesta luta. Eu te amo, de verdade”, concluiu.



Com direito a bolo, decoração, banda, fotos, filmagem, valsa e champanhe, a festa marcou a história dos casais participantes. Na ocasião, o prefeito também destacou os avanços do Município na área da educação, com a melhor rede municipal de educação do Brasil, segundo o IDEB (8,8); na saúde, com a menor taxa de mortalidade infantil do Norte e Nordeste (7,4).

O projeto ‘Famílias de Fato e de Direito’ já realizou a felicidade de 250 casais em todo o Município e conta com o apoio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, do grupo Mulheres Solidárias e com a parceria do Cartório Modesto de Carvalho, além de empresas de decoração, maquiagem, filmagem e fotografia.