Prefeito Veveu assina ordem de serviço para construção de Abatedouro de aves no Caracará

O prefeito Veveu Arruda assinou, nesta quinta-feira (27), a ordem de serviço para a construção do Abatedouro de Aves no Assentamento Campo Grande, no distrito de Caracará. Serão beneficiadas 363 famílias de agricultores de base familiar e, diretamente, 95 famílias dos assentamentos Campo Grande, Casinhas e Picada Ruzy.

Na ocasião, o prefeito Veveu falou da alegria pela conquista e recordou emocionado dos tempos de luta em defesa dos trabalhadores rurais. “Minha alegria é maior do que a de vocês porque o meu sonho era não só garantir terra, mas transformar os assentamentos em locais produtivos e hoje como prefeito eu pude viabilizar a realização deste sonho e ter este equipamento aqui”, afirmou Veveu destacando também os resultados do Município, que tem a melhor educação do Brasil segundo o Ideb e a menor taxa de mortalidade infantil do Norte e Nordeste.


Com um investimento de R$343.801,29, o Abatedouro terá capacidade para 500 aves por dia e será certificada pelo Serviço de Inspeção Municipal. A obra deve ser iniciada ainda nesta semana e deve ser concluída em três meses. A conquista do abatedouro é fruto de uma articulação da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri), com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a ONG Terra Três, que presta assessoria técnica aos assentamentos, pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais e o Fórum dos Assentados.


O representante do Comitê Gestor do Abatedouro, Antônio Carlos dos Santos, falou da importância do equipamento para o desenvolvimento da região. “O abatedouro se tornou uma necessidade para nossa comunidade após a instituição do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) de Sobral porque nos tornamos um dos maiores produtores da nossa região. É um momento de alegria e satisfação porque foi muito esperado algumas famílias estavam vivendo exclusivamente da galinha caipira”, afirma.

Para apoio técnico o Comitê Gestor conta com a parceria da Universidade Vale do Acaraú (UVA), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Os agricultores participaram de um curso e saíram dele com planejamento e consultoria para orientação à produção, gestão e organização, além de assistência técnica. Estamos muito felizes porque esse empreendimento irá fortalecer a agricultura familiar e gerar emprego e renda,” afirmou a titular da Seagri, Luiza Barreto.


Projeto Galinha Caipira




A Seagri desenvolve o Programa de Apoio a Avicultura Caipira, que conta com 273 unidades produtivas, beneficiando mais de 500 famílias da zona rural. Os agricultores recebem assistência técnica permanente, na parte tecnológica, na gestão, na organização produtiva e comercialização. O município já conta com dois abatedouros privados certificados pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e planeja implantar um ponto de comercialização de aves caipiras no mercado municipal. Todas as ações visam garantir aos produtores rurais sustentabilidade econômica, oferecendo alternativas de convivência com o semiárido.