Jovens de Sobral avaliam experiência no Núcleo de Cidadania do Adolescente como transformadora

Visando analisar as vivências, os resultados para a comunidade e as contribuições do Núcleo de Cidadania do Adolescente - NUCA Sobral para a vida dos adolescentes, no dia 23 de novembro, foi realizado um encontro de avaliação das atividades do NUCA. Com a participação de 23 adolescentes, o encontro iniciou com um almoço no Restaurante Popular e contou várias dinâmicas facilitadas pela psicóloga do Centro POP, Savânia Shell.

Durante o encontro, os adolescentes que atingiram a maioridade e foram absorvidos pelo mercado de trabalho se despediram do coletivo, que passará por um redimensionamento. “A proposta será implementada nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para atender adolescentes de 12 a 17 anos nos espaços dos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS, explicou a Articuladora Municipal do Selo UNICEF, Carmem Soares.

Os jovens avaliaram a experiência de participar do NUCA como transformadora por estimular o protagonismo juvenil e poder conversar com outros adolescentes sobre os problemas que os afetam, através da dança e do teatro. “O NUCA foi algo muito intenso que vivi durante a minha adolescência porque pude fazer muitos amigos e tive a oportunidade de aprender muita coisa nos encontros que eram realizados nas terças-feiras e depois aos sábados. Cresci muito como pessoa e aprendi a conviver com meus amigos e representar minha cidade fora nos seminários que participamos. Pude conhecer outros adolescentes e construir junto com eles e ver que estávamos construindo algo para a cidade”, destacou o adolescente Caio do NUCA Novo Recanto.

NUCA



O NUCA Sobral iniciou suas atividades em setembro de 2014 e, durante este período, os adolescentes participaram de diversas atividades como o mapeamento de oportunidades para os adolescentes; campanhas educativas nas escolas e comunidade sobre temas que afetam a vida dos adolescentes (uso indevido de drogas, gravidez na adolescência, Infância Sem Racismos e Semana do Bebê); participaram de sete oficinas de competências para a vida; e realizaram o Seminário Ser Adolescente.

Formado por adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, o Nuca é uma das ações recomendadas pelo UNICEF aos municípios participantes do Selo Unicef Edição 2013-2016, como estratégia para estimular a participação de adolescentes, mobilizando-os para a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e para a superação de desigualdades e violações de direitos. Tendo como base para suas atividades a Estação da Juventude do Novo Recanto, a ação intersetorial contou com o apoio da Coordenadoria Especial para Juventude - COOJUV, das Secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social e da Educação, além do Instituto Teias da Juventude – ITJ.