Prefeito Veveu Arruda e vice-prefeito Carlos Hilton visitam obras em andamento no Centro Histórico


O prefeito Veveu Arruda e o vice-prefeito Carlos Hilton Soares visitaram, nesta quarta-feira (30), três obras que estão em andamento no Centro Histórico de Sobral: o restauro da Catedral da Sé, o Palacete Chagas Barreto e o Museu Madi. “Tenho especial atenção com a Catedral pelo que representa para a igreja, mas também porque conta um pouco da nossa história. Estou acompanhando de perto essas obras e empenhando os esforços necessários para que sejam concluídas brevemente”, disse o prefeito Veveu.


De grande importância para o Patrimônio Histórico de Sobral, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, do século XVIII (1778), passa pela segunda etapa de restauração, que inclui o altar-mor, altares laterais, vitrais, imagens, lustres e demais adornos do interior da igreja. Na primeira etapa, concluída em novembro de 2014, foram reformadas as instalações hidráulicas, elétricas, alvenaria, pintura, telhado, forro e sistema de som.

Contemplados no PAC das Cidades Históricas, o Palacete Chagas Barreto, localizado ao lado do Theatro São João, abrigará a Pinacoteca Pública de Sobral, um museu com acervo de artes plásticas, que contará com um salão dedicado ao pintor Raimundo Cela e servirá também como uma central de informações turísticas sobre a cidade. O Museu Madi também passa por reforma de toda sua estrutura para voltar a expor o acervo formado por 100 obras, entre esculturas, pinturas e desenhos de valor artístico inestimável, de 60 artistas do mundo inteiro, integrantes do movimento MADI, criado pelo artista plástico uruguaio Arden Quin, em meados de 1940.


Após as visitas, o prefeito Veveu Arruda e o vice-prefeito Carlos Hilton Soares se reuniram na Secretaria da Cultura e do Turismo do Município para tratar dos tramites administrativos para o bom andamento das referidas obras. Participaram do encontro a secretária da pasta, Eliane Leite; o adjunto, Carlos Moledo; presidente da Ecoa Sobral, Roberto Galvão; técnicos da Secretaria da Cultura e representantes da empresa responsável pela obra, GRK Construções e Reforma.