Altar-Mor da Catedral de Sobral é apresentado à população sobralense



O prefeito Veveu Arruda, a vice-governadora Izolda Cela e o bispo Dom Vasconcelos apresentaram à população sobralense, na noite desta terça-feira (27), o Altar-Mor da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que passa por restauro. A segunda etapa de restauro da Catedral de Sobral seguirá até agosto de 2017, incluindo restauração dos altares laterais, das imagens, vitrais, lustres, pinturas e adornos do interior da igreja.


Para a vice-governadora Izolda Cela, “é uma alegria ver o andamento desta obra. Muito importante para uma comunidade ter na sua gestão uma pessoa que tem visão e que busca aqueles valores e vitórias que são conectadas com Deus. E o Veveu é esse gestor que busca a justiça nas políticas importantes de saúde, educação, habitação, mas também abre esse espaço importante de buscar o belo. Porque diz respeito à possibilidade da construção de um futuro muito melhor, mais sólido, mais enraizado, quando a gente respeita as belezas do nosso passado”.

Emocionado, o prefeito Veveu falou da importância do trabalho do restauro da Catedral de Sobral para a cidade. “Essa Catedral tem uma força simbólica muito grande porque temos aqui ao lado a primeira capela que deu origem a Sobral. A Catedral faz parte da construção do que é Sobral hoje porque é protagonista da nossa história de fé, mas também da nossa história da vida. De certa forma, estamos nos encontrando com nossos ancestrais que há muitos anos começaram a vir aqui. Os olhos dos nossos ancestrais viam esse altar, que as mãos talentosas dos restauradores revelaram para nós. É o encontro do presente com o passado com o desejo de fazermos um futuro melhor, mais forte, mais seguro, com mais amor, solidariedade, que são os valores que fizeram e fazem Sobral”, destacou Veveu.

Quando cheguei aqui em Sobral fiquei encantado com a beleza artística que encontrei nesta cidade, particularmente aqui na Catedral, mas também nas demais igrejas de Sobral. Nesta noite o nosso coração transborda de júbilo. Quanta beleza as cores originais. Imagina no restante da obra o que temos ainda para ver, as descobertas que ainda poderão ser feitas. Fico contente porque nosso prefeito é alguém que ama Sobral e ama também a arte. Sobral será eternamente grato por todo esse trabalho realizado”, agradeceu o Bispo Dom Vasconcelos.



Iniciada em outubro, a segunda etapa de restauro da Catedral está sendo feita por uma empresa com larga experiência de trabalho em monumentos como o Teatro Amazonas, os Teatros Municipais do Rio de Janeiro e São Paulo, a Catedral Basílica de Salvador, o Theatro José de Alencar e o Cine São Luís, em Fortaleza. “A equipe se sente honrada por realizar este trabalho. Em virtude da recepção carinhosa que tivemos aqui nesta cidade de toda a população, em todos os estratos, nós fizemos um esforço maior nesses dois meses de trabalho para termos este altar apresentável para as festas de fim de ano”, disse Orlando Ramos, representante da empresa GRK Construções e Reforma, responsável pela obra.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Visando formar jovens agentes patrimoniais, no decorrer da obras de restauro, em 2017, serão ministrados cursos de educação patrimonial a jovens aprendizes, gratuitamente. Os cursos darão aos jovens noções de conservação de objetos de valor histórico e artístico, multiplicando os valores culturais da cidade. A abertura destes cursos foi realizada com um seminário, em novembro, abordando temas como educação patrimonial, restauração e preservação do patrimônio histórico, estudo do processo de tombamento.

Na primeira etapa de restauro da Catedral de Sobral, concluída em novembro de 2014, foram reformadas as instalações hidráulicas, elétricas, alvenaria, pintura, e recuperados telhado, forro e sistema de som, além da Praça da Sé. A obra é uma realização da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura e do Turismo, com interveniência da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa Sobral), em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.

A solenidade contou com a presença da vice-reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Izabelle Mont’Alverne; do vigário geral da Diocese, Padre Gonçalo de Pinho; do pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Pe. João Batista Vasconcelos; do presidente da Ecoa Sobral, Roberto Galvão; da secretária da Cultura e do Turismo de Sobral, Eliane Leite; do secretário adjunto da Cultura e do Turismo, Carlos Moledo; da secretária da Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto; do secretário adjunto da Saúde, Zezé Leal; e dos paroquianos.