Prefeitura de Sobral lança novo currículo de português e matemática



Visando tornar Sobral referência em educação no Continente, a Prefeitura de Sobral lançou novo Documento Curricular da Rede Municipal de Língua Portuguesa e Matemática. Durante a solenidade, realizada nesta quinta-feira (29), no Centro de Convenções, com a presença de educadores da Rede e autoridades, o prefeito Veveu Arruda entregou simbolicamente o novo currículo para o futuro secretário de Educação do município, Herbert Lima.



Para a vice-governadora Izolda Cela, “nesse momento de finalização de mais um ciclo da gestão de Sobral, não é por acaso que hoje fazemos o lançamento e entrega simbólica do primeiro produto do currículo. Nosso trabalho só rende se tivermos da liderança, do gestor maior, o entendimento e o movimento de garantir prioridade. Muito bacana todo esse trabalho e esses resultados por essa rede na sua gestão, Veveu, e sei que você tem uma participação muito fundamental nisso. Seu senso de compromisso com as pessoas que mais precisam tem neste resultado da educação algo que alegra seu coração porque esse compromisso é uma escolha de vida. Muito importante e admirável sua dedicação”, elogiou.



Segundo o prefeito Veveu Arruda, o que pode simbolizar a sua gestão é o que fez na educação pública de Sobral. “Esse novo currículo não olha só para o Ideb apenas, mas para nossos desafio e sonhos. A média brasileira é baixa. Nós queremos estar entre os melhores do mundo. Estive recentemente em Stanford e nos fizeram uma proposta para cerca de 3 mil alunos da rede pública de Sobral fazerem a prova do Pisa, em maio, para termos uma referência de onde nós estamos”, revelou.


Na solenidade, a secretária de educação de Sobral, Iracema Sampaio, apresentou as etapas de elaboração do currículo: diagnóstico da situação educacional de Sobral; elaboração de um benchmark; desenvolvimento da política e documentos curriculares; plano de implementação e modelo de disseminação dos materiais. O processo de escrita do documento foi iniciado em 2015, tendo como princípios norteadores: alcançar a excelência acadêmica, garantir equidade, promover o desenvolvimento da pessoa e formar cidadãos críticos e bem-sucedidos profissionalmente. Os documentos curriculares de Língua Portuguesa e Matemática estão organizados em quatro eixos cada. Em 2017, será implementado um eixo de cada disciplina, sendo de Língua Portuguesa a leitura e de Matemática o tratamento da informação.


Para o ex-secretário de educação de Sobral e do Ceará, Maurício Holanda, “o que vem acontecendo em Sobral nos últimos anos me estimula muito a mente. Nesse momento de renovação temos que aprender e crescer reduzindo o risco e ampliando as oportunidades. Vocês chegaram ao Ideb 8,8 e agora precisam usar um padrão mais alto. Sobral não pode mais continuar avançando só em Português e Matemática, mas tem que avançar também em lógica, informática, comunicação pessoal e desenvolver uma capacidade nos nossos jovens e nossas crianças de comunicar amor, dar e receber”.


O presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, destacou as características da exitosa experiência de Sobral. “Olhando para o contexto brasileiro uma característica de Sobral é a prudência, a capacidade de estabelecer prioridades. Outra característica marcante é o respeito às evidências e a humildade com relação aos dados. A terceira característica é o enorme respeito às pessoas, o envolvimento das pessoas, valorização e políticas para premiar aquilo que precisa ser valorizado. Esse sucesso cria uma enorme responsabilidade para vocês que estão chegando para tocar esse barco. Quando examinamos reformar educativas no mundo os estudiosos mapeiam quatro estágios nos quais se encontra o sistema educativo. Eu diria que Sobral está no segundo estágio. Desafios para os próximos vinte anos são: uma atenção especial à primeira infância, atrair pessoas muito qualificadas para o magistério e a autonomia escolar, que é a marca de um bom sistema educacional”.

A solenidade também contou com a presença do vice-prefeito Carlos Hilton Soares; do ex-secretário de educação de Sobral e do Ceará, Maurício Holanda; do presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira; da secretária; e do futuro secretário municipal de educação, Herbert Lima; da vice-reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Izabelle Mont’Alverne; além de professores, coordenadores e diretores.

Melhor Educação do Brasil



A gestão do prefeito Veveu Arruda elevou a educação de Sobral ao patamar de melhor rede de educação do Brasil, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. Com os investimentos feitos na gestão do prefeito Veveu Arruda, o município saiu da 55ª posição no Ideb, em 2009, para o 1º lugar do Brasil, com Ideb 8,8.

O prefeito Veveu inaugurou 10 Centros de Educação Infantil (CEI), que permitiram universalizar a pré-escola e ampliar para quase 50% o atendimento de crianças de 0 a 3 anos em creches; e outros cinco CEI estão em obras. O prefeito Veveu também implantou e inaugurou dois Colégios Sobralenses de Tempo Integral e outros 11 estão em fase adiantada de construção; ampliou a avaliação externa e o Prêmio Escola Aprender Melhor para todas as séries.