Prefeito Ivo Gomes concede reajuste salarial de 7,64% aos professores da rede municipal de ensino e garante piso nacional


O prefeito de Sobral Ivo Gomes concedeu reajuste salarial aos servidores do magistério da rede municipal de ensino de Sobral acima da inflação brasileira, garantindo pagamento do piso salarial nacional da categoria. O projeto de lei enviado pela Prefeitura à Câmara de Vereadores, aprovado na noite desta terça-feira (22/02), conferiu reajuste de 7,64%. O índice ficou 1,35% acima da inflação medida em 2016, que fechou o ano em 6,29%.

Com a correção salarial dos profissionais, de acordo com o prefeito Ivo Gomes, a Prefeitura busca compensar a perda do poder aquisitivo destes servidores e honrar o compromisso de oferecer à categoria magistério o reajuste no mesmo percentual conferido ao Piso Nacional do Magistério, mesmo que os professores de Sobral já ganhem valor superior ao definido pelo Ministério da Educação (MEC).

"Os professores são imprescindíveis para que a gente garanta que a educação sobralense continue sendo referência nacional. O que a gente quer, dentro das limitações orçamentárias do município e diante da crise econômica por qual passa o país, é preservar a qualidade do ensino, viabilizando os investimentos no custeio da educação", destacou o prefeito, ao explicar que o reajuste dos servidores da rede municipal de ensino passa a ter efeitos financeiros a partir do dia 1º de janeiro de 2017.

O valor do Piso Nacional deve ser pago para docentes com formação de nível médio com atuação em escolas públicas municipais com 40 horas de trabalho semanais. Com o aumento, o salário-base do professor passa dos atuais R$2.135,64 para R$2.298,80.