Técnicos da IDOM apresentam resultado do relatório do Plano de Mobilidade Urbana de Sobral

Com o objetivo de criar um sistema coletivo de transportes no município, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, esteve reunido, nesta quinta-feira (09/02), com a equipe técnica da empresa IDOM, que está realizando, desde setembro de 2016, o Plano de Mobilidade Urbana, que visa melhorar o trânsito de pedestres, condutores e ciclistas na cidade. Nesse momento, os técnicos apresentaram os resultados colhidos pela última pesquisa realizada em Sobral.

Em dezembro de 2016 passamos alguns dias em Sobral ouvindo a população e conhecendo a cidade. Através de uma pesquisa feita com as pessoas que moram na sede detectamos quais pontos necessitam de sistema coletivo de transportes, ciclovias e mais acessibilidade para os pedestres. Procuramos saber também quais são os trajetos e os horários que elas mais circulam pela cidade, quais os veículos mais utilizados e, consequentemente, quais as soluções mais adequadas para que a população possa transitar melhor nos espaços públicos, sejam pedestres, condutores ou ciclistas”, explicou o gerente técnico da IDOM, Francesc Arechavala.

A partir de agora, o Município e o Estado, responsável pela contratação da empresa, farão suas contribuições tendo como base o resultado do relatório apresentado na reunião. Em seguida, será apresentada à população, por meio de audiência pública, o resultado do diagnóstico obtido pela IDOM, através de pesquisas in loco em Sobral. Segundo, a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, “é importante ressaltar que o novo sistema de transporte coletivo, inclusive a construção de mais ciclovias e passeios, serão implementados no município de forma ambientalmente correta para preservar nossos recursos naturais”.

Etapas do Plano


O Plano de Mobilidade Urbana de Sobral está sendo realizado desde setembro de 2016. Na primeira etapa do processo foi realizada a análise e o diagnóstico da cidade, por meio da presença in loco dos técnicos da empresa, que conheceram a cidade e perguntaram como as pessoas se deslocam para ir ao trabalho ou a escola, a que hora do dia, se possuem algum transporte, entre outras perguntas.

Nesse momento, através do resultado do relatório obtido pela IDOM, o Plano de Mobilidade Urbana entrará no processo de definições sobre o que o Município necessita para melhor atender a população fixa e flutuante. Após apreciação da população do relatório final, através de Audiência Pública, o Plano passará pelo processo de implementação e a apreciação da minuta de Lei na Câmara Municipal de Vereadores. O Plano de Mobilidade Urbana é uma realização da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará.