11ª Conferência Municipal da Assistência Social reúne mais de 200 pessoas entre membros de organizações não governamentais, estudantes e sociedade civil


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SDHAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram, na terça-feira (25/07), a 11ª Conferência Municipal da Assistência Social. O evento foi realizado no auditório do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre profissionais do serviço de Assistência, usuários das políticas, membros de organizações não governamentais, dentre outros.

Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, a Conferência elegeu prioridades para o município nos próximos 2 anos, além de formular propostas para as conferências estadual e nacional, que acontecem em outubro e dezembro, respectivamente. Foram escolhidos também os delegados que representam Sobral, assim como os suplentes para a etapa estadual.

Só com muito desafio, com muito trabalho, atuação, amor e competência é que se fortalece a política de assistência. Por isso, considero essencial a importância desse momento para o aperfeiçoamento do nosso trabalho”, destacou o titular da SDHAS, Júlio César Alexandre.

A Conferência contou ainda com três exposições de especialistas: a primeira, que abordou o tema “Direitos Sociais” foi conduzida pela advogada Erivania Bernadino (Pótere Social) e apresentou o contexto histórico da conquista de direitos no país; a segunda, com Cínthia Fonseca (Pótere Social) abordou os direitos conquistados na Assistência, o que precisa ser mantido, o que precisa ser alinhado e em que a política precisa avançar, com enfoque na importância da participação popular; e a terceira, com o advogado Igor Barreto (Defensoria Pública), que expôs o cenário de retrocessos de políticas sociais vivenciados no país atualmente. À tarde, a Plenária se dividiu em grupos para discutir e eleger as propostas dentro dos quatro eixos da Conferência.


Consideramos que o objetivo central da nossa conferência foi alcançado: a participação maciça dos usuários e dos trabalhadores do SUAS prova que a nossa articulação teve êxito e a qualidade das questões apresentadas pela Plenária reiteram isso. Agora é hora de trabalharmos pela implantação das prioridades municipais e de levarmos as nossas propostas até as instâncias do Estado e da União”, ressaltou a presidente do CMAS, Nara Mota.