Encerramento do III Festival Internacional de Orquestras Jovens reúne músicos de vários estados e países e lota o Theatro São João


Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e artístico por meio da prática orquestral desenvolvida por jovens músicos de 15 a 25 anos, o III Festival Internacional de Orquestras Jovens – Eurochestries, chegou ao fim no último domingo (23/07) e lotou o Theatro São João. O festival, que já aconteceu em países como França, Espanha, Polônia, Eslováquia, Rússia e Canadá; voltou a Sobral em sua terceira passagem pela América Latina e reuniu músicos e instrumentistas de diversos países.

Neste ano, o Eurochestries recebeu um grupo do Canadá e contou com a participação de músicos da UFC (campus Fortaleza e Sobral); da Universidade Federal do Cariri (UFCA); da Fundação Franciscana Fernandes Claudino, do Rio Grande do Norte; e da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil. O tema gerador do festival esse ano foi o Piano, ressaltando a tradição deste instrumento na cidade, que remonta ao Século XIX.

Locais como Theatro São João, Igreja da Sé, North Shopping, Santuário de São Francisco, Auditório do Campus da UFC Sobral (Mucambinho), Igreja de São José (Sumaré), Taperuaba, Aprazível, Jordão, Patriarca e o município de Forquilha, receberam as orquestras que se apresentaram gratuitamente.


O Eurochestries é uma realização da Universidade Federal do Ceará (Campus Sobral), do Centro de Pesquisa em Música e Educação (PesquisaMus) e da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), em parceria com o Governo do Estado do Ceará, Instituto Federal do Ceará (IFCE) e apoio cultural do Rancho Flash Sobral e Sobral Gráfica.