Prefeitura de Sobral adere ao Programa Criança Feliz


Reconhecendo que os primeiros 06 anos de vida da criança são fundamentais para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e social, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SDHAS) aderiu ao Programa Criança Feliz, instituído por Decreto Federal nº 8.869, de 05 de outubro de 2016.

O Programa Criança Feliz constitui numa estratégia intersetorial que busca promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida; fortalecendo a trajetória brasileira de enfrentamento da pobreza, com redução de vulnerabilidades e desigualdades, potencializando a integração do acesso à renda com inclusão em serviços e programas.

Para fortalecer a intersetorialidade das ações municipais do programa, foi constituído o Comitê Gestor Intersetorial que conta com a participação das Secretarias dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social; Educação; Saúde; e Cultura, Juventude, Esporte e Lazer. O público beneficado são gestantes e crianças de até 36 meses (0 a 3) pertencentes ao Programa Bolsa Família; e crianças de até 72 meses (0 a 6) beneficiárias da Prestação Continuada.

Durante o mês de julho, realizamos as visitas domiciliares para a adesão dos 600 beneficiários junto aos seis territórios de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), a reunião do Comitê Gestor e o encontro com os supervisores do programa. Cada criança é única ao nascer, por isso o Programa fortalece os cuidados familiares valorizando o saber do cuidador, bem como a interação dos familiares a partir de atividades que serão desenvolvidas no espaço do domicílio”, destacou o titular da SDHAS, Júlio César Alexandre.

Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz tem como atividade principal as visitas domiciliares, cujos objetivos são: a atenção e apoio à família, o fortalecimento do vínculo e o estímulo ao desenvolvimento infantil. Essas visitas serão feitas por visitadores domiciliares e orientadas pelos supervisores, que atuaram sob o Método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) cedido pelo UNICEF/OPAS.

Para obter maiores informações sobre o Programa Criança Feliz a população deve procurar o CRAS mais próximo da sua residência.