Guardas Municipais recebem certificação de Mediação


A vice governadora do Ceará, Izolda Cela, o secretário da Segurança e Cidadania de Sobral, Erlânio Matoso, e a coordenadora de Articulação e Mediação Social do Gabinete da vice governadoria, Cristiane Holanda, entregaram, na manhã desta sexta-feira (15/12), a certificação do curso de Mediação Comunitária e Justiça Restaurativa para 30 participantes, dos quais 25 são Guardas Civis Municipais.

De acordo com a vice governadora, a participação de agentes públicos de segurança, como a Guarda Municipal, em cursos que promovam a prevenção e mediação de conflitos é de extrema importância, pois desempenham um papel fundamental na sociedade, servindo inclusive de exemplo para a população. “Acredito que essa formação é uma ferramenta importante para quem tem missões e atividades profissionais muito desafiadoras, pois estão sempre em contato com a população e frequentemente chegam a eles situações que envolvem algum nível de conflito e problemas de relacionamento, de convivência, desrespeito a alguma norma ou regra”, ressaltou.

O curso de Mediação Comunitária e Justiça Restaurativa foi realizado pela parceria do Governo do Estado, Ministério Público e Prefeitura de Sobral, tendo uma carga horária de 80h/a com estágio incluso.

O Núcleo de Mediação de Sobral, funciona na Estação Juventude do bairro Cohab I, e tem como objetivo a solução de conflitos sem a necessidade de interposição de ação judicial. Os próprios envolvidos, por intermédio do mediador, resolvem a divergência e encontram o caminho mais adequado para resolver a questão.

Para o secretário Erlânio Matoso, o curso contribui de forma ativa na humanização das relações pessoais, solução de conflitos e aumento na celeridade da resolução dos mesmos. “A mediação comunitária reduz a judicialização de conflitos e dá celeridade às suas resoluções, criando assim uma sensação maior de segurança para a comunidade, que tem a certeza de que seus problemas estão sendo resolvidos de forma séria e ágil”, destacou.