Prefeitura de Sobral realiza campanha contra hanseníase


OUÇA O ÁUDIO AQUI


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, está realizando durante todo o mês de janeiro a campanha de combate à hanseníase. O objetivo é alertar a população sobre os sintomas e o tratamento da doença. As atividades contemplam orientações gerais sobre a hanseníase, sessões educativas nas salas de espera das unidades, reavaliação dos casos já tratados, além de discussões sobre conceito, diagnóstico, tratamento, prevenção e cuidados com a doença.

De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica de Sobral, Sandra Flor, a hanseníase é uma doença infecciosa, que tem evolução crônica e é causada pela Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. “É necessária à mobilização da sociedade, consciência e o empenho de cada um para controlar a hanseníase,” explica.

O Centro de Saúde do Sumaré realiza desde novembro de 2016 um grupo de auto cuidado que tem o objetivo de estimular a autonomia e o fortalecimento de vínculos entre pessoas que tem histórico de hanseníase com sequelas físicas e psicológicas e os profissionais da saúde, promovendo uma melhor qualidade de vida e acompanhamento a esse público que historicamente já foi muito estigmatizado.


Os principais sintomas são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que tem cura e cujo tratamento é gratuito.

Saiba mais: (88) 3614-9039.