Prefeitura inicia as atividades do Comitê Intersetorial de Combate às Arboviroses
OUÇA O ÁUDIO AQUI
Para dar continuidade aos serviços de enfrentamento às arboviroses, a equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Sobral se reuniu com representantes de diversas secretarias para abordar o tema e mostrar dados atualizados sobre os casos de notificação em arboviroses no município de Sobral já em 2018.
A gerente da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Amanda Rocha, explicou o objetivo da formação das equipes de brigadas e da capacitação dos funcionários de prédios públicos, para prevenção de possíveis focos do Aedes Aegypti não apenas em período de chuvas, mas durante todo o ano.
“As equipes de brigada contra o mosquito Aedes aegypti são formadas por representantes de todos os prédios públicos do município em suas diversas secretarias. Esses representantes, durante a formação, receberam informações sobre o mosquito transmissor das arboviroses, dados atualizados das doenças como dengue, zika e chikungunya em Sobral e o que fazer para vistoriar seu local de trabalho, bem como sua residência, funcionando como agentes sentinelas na prevenção dos focos”, afirmou Amanda Rocha.
Apesar do Estado do Ceará não ter registro de febre amarela, os membros do comitê receberam uma atualização sobre a doença que também é uma arbovirose transmitida pelo Aedes aegypti.