Pesquisadores do Instituto Ayrton Senna visitam a Secretaria dos Direitos Humanos
O secretário dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Júlio César Alexandre, e a coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências (UGPPV), Glória Ribeiro, receberam hoje (27/03), na SEDHAS, pesquisadores do Instituto Ayrton Senna para uma discussão sobre competências socioemocionais e manifestações de violência.
O Instituto Ayrton Senna é parceiro do município de Sobral na implantação das competências socioemocionais na Educação. Para isto, os pesquisadores estão visitando as secretarias municipais e coletando informações sobre o trabalho intersetorial relacionado ao tema da violência.
Na ocasião, foi discutido o trabalho de prevenção que a SEDHAS realiza através da Unidade de Gerenciamento do Projeto de Prevenção de Violências e como este trabalho se articula com a educação. A partir das informações oficiais, a UGPPV realiza o estudo das mortes violentas no município, elaborando um perfil das vítimas. Segundo a coordenadora da unidade, Glória Ribeiro, “há evidências de vulnerabilidades ligadas à questão escolar, pois os adolescentes vitimados pela violência fazem parte de um padrão que inclui evasão escolar, infrequência, baixa escolaridade dos pais, dentre outros fatores”, afirmou.
O secretário Júlio Alexandre destaca a importância do trabalho intersetorial no combate à violência. “A nossa experiência nos mostra que as políticas setoriais [sozinhas] já não dão conta da violência. Sobral vai muito bem nestas políticas, mas precisa avançar agora no campo da intersetorialidade para conseguir respostas concretas para este problema. Por isto, considero de extrema importância este diálogo com o Instituto Ayrton Senna”, falou.
A Prefeitura de Sobral tomou a decisão de incluir as competências socioemocionais no currículo da educação municipal, para trabalhar além das habilidades de leitura, escrita e cálculos, o desenvolvimento de valores, preparando as crianças e adolescentes para a melhoria dos relacionamentos interpessoais. As escolas já trabalham os conteúdos a partir deste ano.