Professores de matemática participam de formação na metodologia da Universidade de Stanford

Nas etapas finais de elaboração da nova política curricular da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria da Educação de Sobral promoveu, nesta terça-feira (28), uma oficina de formação na metodologia do Ensino para Equidade (EpE). Realizada no Centro de Educação a Distância do Ceará, a formação contou com a participação de 35 professores de matemática do fundamental II, além dos integrantes do grupo de trabalho que está desenvolvendo o novo currículo de matemática.

Em parceria com o Instituto Sidarta, a formação utilizou a metodologia baseada em mais de 20 anos de pesquisa na área de educação e de sociologia da Universidade de Stanford e foi acompanhada por Carlos Cabaña, professor de matemática da rede pública de ensino de Oakland, no Estado da Califórnia.


Colaborador do programa de formação de professores da Universidade de Stanford, o professor visitou as Escolas Trajano de Medeiro, Netinha Castelo e o Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, onde conversou com os alunos, acompanhou as aulas de laboratório de matemática e observou a rotina na sala de aula. “Visitando as escolas vi que as crianças estão muito alegres de estarem na escola com os seus professores. Encontrei um grupo de pessoas muito dedicadas às crianças e em apoiar os professores aqui. Nos Estados Unidos, a responsabilidade [do aprendizado dos alunos] fica só com os professores sem, necessariamente, se sentirem parte de uma equipe junto com os administradores e alunos. Fiquei muito impressionado com isso”, disse.

Novo Currículo

Iniciada em maio de 2015, a reforma curricular da rede municipal de ensino de Sobral tem o objetivo colocar Sobral entre os três melhores sistemas de ensino das Américas, até 2022, tanto em termos de qualidade, como em equidade. A versão preliminar do Documento Curricular de Matemática foi concluída e apresentada para professores do Ensino Fundamental, que estão analisando e fazendo suas contribuições.


Sobral tem uma das melhores redes públicas de educação do País, com média 7,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador do Ministério da Educação. O Município está entre os 30 do Brasil que conseguiram, partindo do Ideb menor ou igual a 4,0, em 2005, chegar a 7,0 ou mais, na última avaliação. Desses, apenas Sobral é um Município de grande porte.